Eu posso importar apenas uma parte do contêiner?

Neste artigo vamos mostrar como importar apenas uma parte do contêiner:

Para as pessoas que são novas nesse meio de importação existem algumas informações que geram confusão e que podem colocar a empresa em uma situação desconfortável, tendo inclusive a possibilidade de sofrer prejuízo.

Diante disso é importante que a empresa busque o auxílio de profissionais especializados e principalmente mais preparo intelectual para lidar com as normas dos processos de importação ou exportação. Ambos os fatos serão necessários para que possa importar com segurança e de forma eficiente.

Existem muitas dúvidas que precisam ser esclarecidas nesse meio, como é o caso da possibilidade de importar apenas uma parte do contêiner ou se existe uma normal que obriga a importação total de produtos dentro dele.

No caso, os especialistas em importação e exportação explicam que existe essa possibilidade. Inclusive, a empresa pode não só importar apenas uma parte, como também importar 1/3, metade, 2/3 ou o contêiner completo.

Essa escolha depende mais de você do que de fiscais e outros profissionais que cuidam da análise da importação e dos produtos que está importando.

Para mais detalhes sobre importar apenas uma parte do contêiner confira.

importar apenas uma parte do contêiner

Antes de falarmos mais a respeito da possibilidade de importar apenas uma parte do contêiner é necessário desmitificar esse fato de que as empresas devem ter um contêiner para importar grandes quantidades de produtos.

Geralmente essa dúvida é repercutida entre os novos importadores e é por isso que é necessário desmitificá-la, pois muitos empreendedores acabam desistindo de importar por achar que precisam ter o seu próprio contêiner.

Quando você vai transportar uma carga o custo para usar o contêiner está incluso no valor do frete. Ou seja, você pode alugar um contêiner para que aconteça esse transporte das mercadorias que adquiriu em um outro país.

O interessante é que como a empresa não tem interesse de importar todo o contêiner seria cruel ela ter que pagar pelo uso completo do mesmo, mas existe a possibilidade de não apenas dividir o espaço do contêiner com uma outra empresa, como também dividir o valor de transporte da mercadoria.

Ou seja, além de não precisar importar todo o contêiner, a empresa tem a possibilidade de dividi-lo com uma outra e economizar no valor a ser pago.

Importe como quiser: seja 1/3, metade, 2/3 ou o contêiner completo

Ao contrário do que algumas empresas pensam é possível importar apenas uma parte do contêiner e isso é muito comum no meio de importação. As empresas podem escolher qual o espaço necessário para importar as suas mercadorias em um contêiner, seja 1/3, metade, 2/3 ou ele por completo.

Esse espaço vai depender muito da estratégia que a empresa vai aplicar, da quantidade de dinheiro disponível para investir na compra e importação da mercadoria ou da sazonalidade que esse produto requer. Portanto, é a sua empresa que “decide” o que é melhor para ela no momento de importar.

A divisão do contêiner recebe o nome de “consolidação de carga”, mas no mercado o termo “LCL – Less Container Load” acaba sendo mais conhecido.

O que muda em importar contêiner completo ou só uma parte?

O que muda é que quando você importa um contêiner completo você tem a possibilidade de contratar um agente de carga (NVOCC) ou um armador. Mas no caso de importar apenas uma parte do contêiner é preciso fazer a contratação do agente especializado, que vai ajudar a fazer a importação.

No caso, esse agente será o responsável por recebimento da carga parcial, a locação de um armazém no local de origem da carga e depois colocar essa mercadoria dentro do contêiner com outras cargas de empresas diversas.

Além disso, é o agente de carga vai decidir quais as mercadorias que vão no mesmo contêiner que o seu e ao chegar no destino leva toda a mercadoria presente no contêiner para um terminal de zona secundária e lá ele inicia a separação das mesmas, direciona cada uma para o respectivo importador.

Agora que a sua dúvida sobre importar apenas uma parte do contêiner foi esclarecida é preciso entender a dificuldade do processo. Por mais que na teoria é demonstrado uma simplicidade, é importante saber que não é algo simples de ser feito e por isso o agente de carga é crucial para o processo. Portanto, procure um agente de carga e negocie para ele fazer os processos.

Recomendados Para Você:

Add Comment

Você conhece o Melhor Redirecionador de Encomendas dos EUA? Clique No Botão >>Veja Aqui!