Despachante aduaneiro, o que faz ?

Neste artigo você vai descobrir o que faz um despachante aduaneiro:

No Brasil as operações aduaneiras podem ser muito complexas e por isso é importante as empresas se atentarem ao processo de importar e exportar.

Essas operações são regidas por inúmeras normas e ao desrespeitá-las sua empresa pode levar multas que começam em R$ 500,00 e podem chegar a altíssimos valores calculados com base no quilograma de cada mercadoria.

O que faz um despachante aduaneiro
O que faz um despachante aduaneiro

Um simples descuido pode deixar a empresa em prejuízo, pois além de não poder usufruir da mercadoria que importou também vai arcar com multa.

Então diante dessa situação é preferível usar de artifícios que diminuam os riscos de ser prejudicado no processo de importação. Por exemplo, muitas empresas preferem contratar um despachante aduaneiro para cuidar dos documentos exigidos nas normas tributárias para um despacho aduaneiro.

Esse profissional é muito útil para as empresas que utilizam da importação ou exportação com frequência, pois ele fica encarregado de representá-las perante os órgãos governamentais que fazem fiscalização de mercadorias.

Quer mais detalhes sobre o que faz um despachante aduaneiro? Confira.

Regida pela Instrução Normativa RFB nº 1.209 do ano de 2011, a profissão de despachante aduaneiro ainda gera muitas dúvidas entre as empresas e poucas entendem como esse profissional pode ser importante para seguir todas as normas aduaneiras nos processos de importação ou exportação.

O despachante age como o representante da importadora ou exportadora ao cuidar tanto de procedimentos aduaneiros, como os fiscais, tributários, logísticos e comerciais diante dos órgãos intervenientes governamentais.

O seu objetivo é ajudar no processo de liberação aduaneira das cargas que a empresa importou e exportou, evitando os problemas que geram multas.

Tecnicamente, o despachante aduaneiro vai ajudar a empresa na análise e assinatura de documentos que visam o despacho aduaneiro. Além disso, o profissional efetua a classificação de mercadorias, debita os impostos que são incidentes na operação de importação/exportação e assim em diante.

Por que contratar um despachante aduaneiro?

Como dito antes, o despachante aduaneiro é um profissional fundamental no dia a dia das empresas que fazem a importação e exportação de cargas.

Esse profissional não vai só representar sua empresa em frente aos órgãos intervenientes governamentais, mas cuidar de todo o processo aduaneiro, reduzindo os riscos de infringir as normas de importação ou exportação – o que no caso pode desencadear multas altíssimas e prisão das mercadorias.

Além disso, o despachante também vai ajudar a empresa a encontrar qual é o enquadramento tarifária da carga e agiliza o pagamento desses tributos, que com certeza faz a sua empresa manter esses processos dentro da lei.

O profissional também assume e representa a empresa na verificação das mercadorias importadas/exportadas ao lado da fiscalização, o que permite ajudar na identificação e quantificação das mesmas, e claro, promove mais segurança a empresa, que se sente representada por alguém de confiança.

É preciso ser formado para ser um despachante aduaneiro?

Para ser um despachante aduaneiro é exigido uma especialização na área, além de preparo para cumprir com todas as funções dessa profissão. Vale dizer que não é obrigatório ter ensino superior completo, mas há empresas que preferem trabalhar com os profissionais que tenham uma graduação.

De qualquer forma, é importante que o profissional tenha capacitação, não importando se foi a partir do ensino superior ou nos cursos especializados. A relevância fica por conta da competência na execução de seus serviços.

É muito importante que a sua empresa verifique o currículo e certificações do despachante aduaneiro que pretende contratar, pois dessa forma terá um represente legal da empresa nos processos de fiscalização e a partir de outros procedimentos encarregados a ele. Procure um profissional de sua confiança e comece a exportar ou importar de forma segurança e eficiente.

Recomendados Para Você:

Add Comment

Você conhece o Melhor Redirecionador de Encomendas dos EUA? Clique No Botão >>Veja Aqui!