Compras no Paraguai: É Seguro Importar do Paraguai?

Compras no Paraguai: É Seguro Importar do Paraguai? Saiba Como Comprar deste País

Olá importadores e importadoras, muitos leitores aqui do blog me mandam mensagem pedindo para que eu fale um pouco mais aqui sobre compras no Paraguai, pois bem, hoje vou explicar um pouco melhor como proceder para comprar no País vizinho com muita segurança e o melhor, com bastante economia e lucro.

Compras no Paraguai sacola cheia

Compras no Paraguai sacola cheia

Já foi o tempo que compras no Paraguai era sinônimo de porcaria, hoje os produtos comercializados no Paraguai quase sempre são de ótima qualidade, basta saber o local certo de onde comprar, mas o que mais chama a atenção dos brasileiros são, principalmente, os preços praticados no país vizinho. Muitos fatores levaram o nosso vizinho terem uma oferta tão grande de produtos com um preço bem mais acessível que os daqui do Brasil.

As iniciativas comerciais desenvolvidas pelos paraguaios fizeram com que os produtos consumidos adquirissem uma outra cara que incentiva cada vez mais pessoas a importá-los.

Regras de tributação paraguaia

Algumas pessoas decidem por conta própria ir ao Paraguai para realizar suas compras, porém isso acaba sendo perigoso, pois não se trata de apenas adquirir um produto estrangeiro e voltar para casa. Há algumas regras que fazem parte do processo de aquisição de produtos vindos do Paraguai e você precisa ficar atento para que não corra o risco de pagar mais caro ou até mesmo perder o produto.

As regras de tributação são bastante claras

Para até U$ 300 reais em compras o consumidor não paga por nenhum tributo aplicado sobre os bens adquiridos, desde que realize compras apenas uma vez por mês e esteja cadastrado no sistema de controle do país. Acima disto, paga-se uma taxa de 50% do valor do produto comprado e ao realizar frequentes compras.

Importação por microempresários

Microempresários possuem ainda mais vantagens desde que regularizados devidamente pelo Regime de Tributação Unificação (RTU).

Para que tal processo seja realizado de maneira sucedida é preciso que a microempresa esteja cadastrada no Simples Nacional, para que a importação possa ser realizada de maneira segura.

Como habilitar minha empresa?

Aqueles que tiverem o desejo de habilitar sua empresa a fim de realizar importação do Paraguai sem problemas deve apresentar à unidade da RFB de fiscalização aduaneira com jurisdição sobre o estabelecimento matriz da empresa os documentos relacionados no Ato Declaratório Executivo Coana n°3. Além disso, deve ser realizado o preenchimento de requerimento.

Há outro aspecto a ser levado em consideração: a lista positiva. A importação do Paraguai será segura de acordo com os produtos que constam nesta lista.

A partir daí o microempresário garantirá um produto registrado no sistema de segurança do país que realizará uma importação totalmente dentro do regulamento paraguaios e brasileiros. De acordo com a lista, os interessados terão à disposição os segmentos industriais:

  • Bens de informática;
  • Telecomunicações;
  • Eletroeletrônicos.

Compras de mercadorias

Compras no Paraguai

Compras no Paraguai

O que a pessoa deve fazer ao realizar compras no Paraguai de forma segura é solicitar a emissão de faturas separadas. As seguintes situações são as expressamente obrigatórias a solicitação:

– Produtos ou mercadorias que tenham que passar por tratamento administrativo;

– Em situações no qual os produtos, por pedido superior à capacidade de transporte, são transportados por mais de um veículo.

Procedimento na Aduana do Paraguai

Há alguns procedimentos que necessariamente devem ser realizados na aduana do Paraguai, como se segue:

Seja pessoa física ou microimportador, a condição para a realização do transporte, por parte do condutor, só é possível caso este esteja devidamente cadastrado como pessoa física nos sistemas do RTU, como representante legal.

A internet também é outro meio de solicitação, antes de se chegar à Aduana paraguaia;

– Caberá ao representante, devidamente credenciado, monitorar o transporte desde o início, até seu fim, em terras brasileiras;

– Apenas mercadorias acobertadas por faturas emitidas ao amparo do RTU poderão ser transportadas do Paraguai para o Brasil. Sem a realização de tal procedimento o transporte é impedido.

Conclusão

Importar produtos direto do Paraguai pode ser uma atividade bem simples, econômica e lucrativa se você observar as regras corretas.

Conheça também o curso Importação Pro. Clique aqui e veja!

Recomendados Para Você:

Add Comment

Você conhece o Melhor Redirecionador de Encomendas dos EUA? Clique No Botão >>Veja Aqui!