FACEBOOK
FACEBOOK
TWITTER
TWITTER
GOOGLE
GOOGLE
PINTEREST
PINTEREST
LINKEDIN
LINKEDIN
TUMBLR
TUMBLR
BLOGGER
BLOGGER
REDDIT
REDDIT
PRINT
PRINT
EMAIL
EMAIL
Ebates Coupons and Cash Back

Unidade de Tratamento Internacional

Entenda Como Funciona A Unidade de Tratamento Internacional

Olá caros leitores, hoje vocês vão entender melhor como funciona a Unidade de Tratamento Internacional.

Unidade de Tratamento Internacional

Unidade de Tratamento Internacional

Você faz sua compra no exterior, seja na China, Peru, Estados Unidos ou qualquer outro país, você recebe um código de rastreamento e através desse código é possível acompanhar o andamento do seu pacote. Daí quando o seu pacote chega no Brasil aparece lá no status: “Em trânsito para Unidade de Tratamento Internacional – Brasil”. Agora eu te pergunto, você sabe o que é e como funciona a unidade tratamento internacional?

Essa é uma unidade dos correios brasileiro ligado a receita federal e toda encomenda que chega ao brasil, obrigatoriamente, deve passar por ela.

Ali contém um aparelho de raio x que serve para verificar se no pacote há alguma coisa ilegal, como armas, drogas, animais ou outros.

Após isso há uma triagem alguns pacotes são selecionados para uma inspeção mais detalhada e assim é verificado se o pacote deve ser taxado pela receita federal ou não. Pacotes pequenos, de valor baixo normalmente não são nem selecionados para essa triagem e com isso não são taxados.

Este setor é responsável pela fiscalização de pacotes internacionais que dependendo da vistoria podem ser liberados, confiscados ou taxados. Nesse centro fica uma unidade do exército para controlar a entrada de drogas no país e uma unidade que encaminha as encomendas à Anvisa para verificar se as substâncias presentes nos produtos são permitidas por lei. Caso seja alguma mercadoria ilegal (drogas, armas, receptores de tv, etc), o produto é confiscado. Assim que a encomenda é liberada ela vai para a unidade de CTCI (Centro de Tratamento do Correio Internacional) mais próxima. É neste centro que é feito a análise para tributação da mercadoria.

Quando a mercadoria passa por esse setor, não significa que será taxado, isso é uma questão de sorte. A Receita Federal não consegue suprir a grande demanda de encomendas, por isso elas podem ficar parados nos galpões da receita por muito tempo, aguardando a fiscalização por amostragem.

Assim que o pacote é recebido no Brasil, não existe prazo para a liberação. Eles podem ficar na Receita Federal por tempo indeterminado (podendo chegar a ficar até 1-3 meses).

Após a análise, a mercadoria volta para a Unidade de Tratamento Internacional, onde vai ser liberada e encaminhada para o CTE (Centro de Triagem de Encomendas). Ao chegar no CTE, sua encomenda vai ser enviada para a sua casa.

(1) Faz muito tempo que meu pedido está na Unidade de Tratamento Internacional:

As informações dos Correios (Principalmente dos Rastreamentos) não são 100% confiáveis. Durante o transporte: podem ocorrer falhas humanas que comprometem o rastreio, extravios de encomendas, danos, etc.

(2) Como sei que minha mercadoria foi taxada ?

Veja se seu código de rastreamento possui a seguinte alteração:
Em trânsito para RFB – TRIBUTADO-EMISSÃO NOTA TRIBUTACAO/BR
Atenção: Quando uma mercadoria é taxada, ela é entregue ao CTE mais próximo da sua casa. Para ser retirada é necessário ligar na agência dos correios onde a mercadoria está e perguntar qual o valor da taxa. Com essas informações em mãos basta você ir até a agência, pagar a taxa e retirar seu produto.

(3) O que é CTCI?

Centro de Tratamento do Correio Internacional (CTCI) é uma repartição dos Correios do Brasil que centraliza a correspondência proveniente do exterior.

Exitem três CTCI no Brasil:

São Paulo:
Rua Mergenthaler, 598 – bloco III – 5º andar
Vila Leopoldina/SP
São Paulo – SP/Brasil
05960-960
Telefones:
(11) 4313-8431
(11) 4313-9898
(11) 4313-9944 (Anvisa)
e-mail: anvisa.sp@correios.com.br

Rio de Janeiro:
Ponta do Galeão, S/Nº, 1º andar
Galeão – Ilha do Governador
Rio de Janeiro – RJ/Brasil
(21) 3398-7181
(21) 3398-7183

Paraná:
Av. Rocha Pombo, S/Nº, Bairro Águas Belas
Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Afonso Pena
São José dos Pinhais – PR/Brasil
83010-900
Telefones:
(41) 3381-1891
(41) 3381-1892

Recomendados Para Você:

7 Comments

  1. Robson 21 de setembro de 2016
    • Italo Bruno 29 de setembro de 2016
  2. Carlos 24 de março de 2017
  3. mauricio 31 de março de 2017
  4. Paulo Roberto Barbosa 22 de abril de 2017
  5. Paulo Roberto Barbosa 22 de abril de 2017
  6. Rainor 5 de julho de 2017

Add Comment

Quer ter Acesso GRÁTIS aos Melhores Fornecedores do Brasil? Clique No Botão >>Clique aqui

 

Recomendados Para Você:

 

Recomendados Para Você: